DIA DO AMIGO

Olá amores, como vocês estão?

Hoje no Brasil é comemorado o Dia do Amigo. Estava pensando em como eles são importantes nas nossas vidas, mas ainda assim dificilmente estarão sempre nela.


Temos amigos durante toda a vida. Amigos de infância, amigos que estão conosco nos momentos mais difíceis, amigos que também estão nos momentos de conquista e alegria. Amigos que chegam de surpresa e que, quando percebemos, já são parte da gente. Amigos que só vemos de vez em quando, mas que parece que o tempo nunca passou. Amigos a distância e amigos que estão sempre perto. Amigos que parecem família, e até fazem parte da família. Não importa o tempo da amizade, como ela começou nem quanto amigos você tem, sempre teremos amigos, pessoas especiais que passam pelas nossas vidas e deixam suas marcas. E que levam um pouquinho da gente com eles.

A ideia de se comemorar o Dia do Amigo surgiu na Argentina na década de 70, e chegou ao Brasil somente na década de 90. Nos últimos anos, com a força das redes sociais, muito tem se falado sobre esse dia, mas temos que aprender também a valorizar na mesma proporção essas pessoas especiais.

Os meus amigos costumam me ouvir dizer que não sou a melhor das amigas. Não tenho o costume de ficar ligando ou mandando mensagem para ninguém, mas sempre lembro e me preocupo. E também procuro, mesmo que em uma frequência menor que deveria. Apesar disso, costumo me doar por inteiro e manter meus amigos em um potinho. Já tive muita dificuldade de abrir mão dos amigos que passaram pela minha vida, até entender que mudamos, nossa vida toma rumos inesperados e que os caminhos podem não se cruzar mais.

Quando resolvi vir morar em Portugal, poucas foram as pessoas que ficaram sabendo. Odeio despedidas mas precisava dar um abraço que iria suprir longos anos até um possível reencontro. Chegando aqui, mais uma vez pude sentir o poder de uma amizade. É difícil encontrar pessoas novas, é um país diferente, uma cultura diferente, pessoas diferentes. Em compensação, amigos se tornam família, se tornam aqueles com quem dividimos a casa, aqueles com quem passamos aniversário e Natal. Aqueles que alegram nossos dias, que brigamos, que rimos e com quem compartilhamos mais uma vez nossas vidas.

No meu caso, a mudança física foi grande, mas uma coisa que essa pandemia nos ensinou com certeza foi a falta que um abraço faz. Aprendemos a valorizar pequenos gestos que faziam parte do cotidiano e que deixaram de fazer, mas também aprendemos a nos adaptar e a estar presente da forma que for possível.


Assim, valorizem seus amigos, aqueles que estão sempre ao seu lado, aqueles que deixaram suas marcas mas seguiram em frente e aqueles que ainda estão para chegar e fazer a diferença. E nunca esqueçam, também deixamos nossa marca na vida dessas pessoas.

Amigo é coisa para se guardar
No lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a distância digam "não"
Mesmo esquecendo a canção
O que importa é ouvir
A voz que vem do coração
- Canção da América

25 comentários

  1. Que lindo. Saudades de você amiga. Sinta-se abraçada.😘

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Consegui sentir a emoção por trás de seu texto... Amigos são a família que escolhemos, né?
    Sinto falta de dar os rolê com eles nessa pandemia ;)
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Por aqui por Portugal acho que não é dia do amigo, mas e como disse, existem amigos em todas as fases da vida, uns ficam, outros vão, mas são essenciais ao longo do tempo.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ray, tudo bem?

    Parabéns pelo texto! Sempre falo que amigos são a família que escolhemos para nós.
    Atualmente meus dois melhores amigos moram fora do Brasil, um na Irlanda e outro nos EUA. Nos falamos todos os dias por whats, e tem momentos que a saudade doí. Por incrível que pareça mesmo com a distancia eles são amigos mais presentes em minha vida do que as minhas amigas que moram na mesma cidade.

    Beijos;*
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  5. Ótima reflexão.
    Tenho poucos amigos mais sei que posso contar com eles sempre.
    Obrigada por visitar e comentar no meu blog.
    Parabéns pelo seu,já me tornei seguidora e te convido para seguir o meu também.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Rayanne como vai? Amigos são importantes em nossas vidas. Uma amizade verdadeira é essencial para criar laços afetivos por toda uma vida. Ótimo texto. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Ray!! Amei o texto! Eu tenho amigos da vida, pessoas que estudaram comigo, e hoje ainda mantemos contato. Outros são quase irmãos, estão sempre por perto. E alguns outros que tiveram ciclos encerrados, mas o carinho e os momentos inesquecíveis continuam bem vivos aqui dentro.
    Amizade é algo lindo demais.
    Beijos
    https://www.aculpaedosleitores.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Rayanne,

    Que texto lindo! Digo ´sempre que temos amigos que são muito mais próximos que parentes de sangue.
    É uma data para se comemorar com eles, mesmo online, pois alguns estão longe devido a quarentena.

    Bjs
    https://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Que post lindo, Ray. :) Quando eu era mais nova, acreditava que todas as amizades eram para sempre. Hoje em dia, acredito que algumas não se encaixam mais, porém, a marca que elas deixaram são eternas. ♥ E o tempo de amizade não faz diferença mesmo. Tenho amigos que chegaram recentemente, mas me sinto acolhida em todos os momentos. Alguns chegaram há séculos, mas já não se encaixam tanto. E aqueles que a amizade fortalece cada dia que passa. Enfim, mais do que nunca, acredito que o que importa é a qualidade. Sou grata a todos! :)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Eu nunca tive muita sorte em ter amizades, então me tornei bem desapegada nessa questão. Gosto de respeitar espaço, pois prezo que respeitem o meu.
    Hoje em dia só tenho umas três pessoas que posso chamar amigas e são apenas da internet.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  11. Oi Ray, tudo bem?
    Algumas pessoas têm o que se chama de baixa frequência afetiva, por isso não precisam ligar tanto, mandar tanta mensagem, ver tão frequentemente os amigos/familiares. Mas isso não quer dizer que não os ame, né? ♥
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  12. Olá, Rayanne.
    Adorei seu texto. É exatamente assim como você expressou. Também sou dessas que não ficam mandando mensagens nem ligando, mas meus amigos sabem que podem contar comigo sempre.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Oi lindona,
    O seu texto e exatamente como faço e digo por aí. Os meus amigos sabem que não preciso ficar falando no Dia do Amigo o quando ele e especial, onde posso falar isso para eles o ano todo. Adorei o seu comentário no meu blog, você vai conseguir ♥ Você é capaz ♥ É claro, obrigada pela visita. Volte sempre ♥
    beijos lindona ♥
    Garotas e Look's
    Post's Novo

    ResponderExcluir
  14. Oi, Ray!

    Adorei o texto!! Amizade é algo pra se valorizar, temos várias amizades ao longo da vida, várias pessoas que passam pela nossa vida, mas os importantes e reais sempre ficam!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Que texto incrível! É bom haver estes dias em que podemos ainda mais agradecer tudo o que fazem por nós!

    Seguimos você :D

    Beijinhos,
    Damsel.me-Clique Aqui

    ResponderExcluir
  16. Que post emocionante! Parabéns! <3
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia a origem da data. Quem tem um amigo tem tudo.

    Bom fim de semana!

    OBS.: O JOVEM JORNALISTA está em quarentena de 22 de julho à 31 de agosto, mas comentarei nos blogs amigos nesse período.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  18. Oi Ray,
    Nesses tempos de quarentena, vi muita gente falando que devemos nos afastar de quem não estava "presente", porém acho que esse é um momento que mais precisamos de empatia. O dia da amizade é uma boa lembrança de que quem é de verdade, bem ou não, presente ou não, tem carinho por ti.
    Feliz dia, e obrigada por estar nessa blogosfera!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Oi, Ray!
    Adorei sua reflexão :D
    Sempre fui uma pessoa de poucos amigos, hoje em dia posso contá-los em apenas uma mão. Acho que qualidade é bem melhor do que quantidade, e precisamos de pessoas verdadeiras com quem possamos contar.
    Também não sou de ficar ligando e mandando mensagens, mas sempre recordo com carinho das pessoas que passaram em minha vida <3

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  20. É um belo texto sobre amizade. Confesso que não sou também de ficar ligando e mandando mensagem o tempo todo... Sou até bem relapsa com relação a isso... rs Mas me preocupo com meus amigos e gosto de saber que estão bem.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  21. Também sou uma amiga meio afastada, mas sempre me preocupo e me importo com as pessoas. Adorei a postagem!

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  22. Quando se tem um amigo em quem confiar, temos tudo! <33

    Bjo,
    www.priscilafrr.com
    Já conhece o projeto, @crgmenina? l Instagram l Facebook l Pinterest

    ResponderExcluir
  23. Que texto lindo Ray ♥ Feliz dia do amigo pra ti também mesmo atrasado e sinta abraçada, quem tem amigos tem tudo na vida!

    Beijoos,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir