Olá amores, como estão?
No Instagram, normalmente quando coloco caixinha perguntando sobre algum post desejado, aparece algum comentário sobre Portugal. Sempre tive de receio de falar sobre isso. O foco do Amor pelas páginas é a literatura, e mesmo saindo um pouco disso nos últimos dias, ainda tinha preocupação por sair tanto desse foco.
Essa semana fiz mais uma enquete no Instagram, sobre o que gostariam de ler dentro do assunto, e por incrível que pareça, a opção SOMENTE LIVROS não ganhou nenhum voto. Acredito que, como eu, muitos também gostem de ler sobre experiências diferentes.
Então resolvi falar. E decidi começar por como tudo começou.
Na verdade, nunca sonhei em sair do país e me aventurar no novo. Sempre gostei de me sentir segura, e um recomeço como esse é tudo menos seguro. Mas foi tudo que eu precisava, só não sabia ainda.
Enfim, tudo começou com uma prima. Ela e o marido decidiram mudar de país em busca de maior segurança para os filhos. A língua foi um ponto muito importante na escolha (apesar de não ser tão simples como imaginado, mas isso é assunto para outra hora).
Ela veio quase dois anos antes de mim, e nesse período também vieram os dois irmãos dela e os pais. E mesmo alguns tendo voltado a viver no Brasil, todos me incentivaram a vir também. Minha prima sempre disse o quanto eu amaria viver aqui, e acertou.
A dúvida durou meses. Tinha casa, emprego, família e amigos. Teria que abrir mão de tudo para recomeçar, incluindo o sonho de voltar para a faculdade. Teria que trabalhar no que encontrasse. Não teria uma casa só minha e nem meu espaço. Teria que começar do zero, a começar pelos documentos.
Decidi tirar tudo como uma experiência. Se não me adaptasse ou simplesmente não gostasse, voltaria cheia de conhecimento, então nada seria perdido. Mas amei desde o momento que cheguei (mesmo abandonada no aeroporto por quase uma hora haha).
O processo até aqui não foi fácil. Documentos, língua, emprego, casa, foram várias dificuldades até aqui, e ainda terão tantas mais, mas uma certeza tenho nesses dois anos e meio sendo imigrante, foi a melhor decisão que tomei.
Acho que me perdi um pouco nas falas, me empolguei em outras, mas acho que é basicamente aí que tudo começou. Aos poucos trago mais (se quiserem, claro) e falo um pouco mais sobre curiosidades e experiências.
E falando nisso, é o que quero saber, tem algo que querem saber?
Oi, Rayanne. Como vai? Gostei de saber dessas curiosidades da obra. Espero que você traga mais informações sobre. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Olá Luciano,
ExcluirQue bom que gostou. Ainda estou me organizando mas trarei mais sim.
Beijo!
Oi Rayanne,
ResponderExcluirImagino que apesar das vantagens não deve ter sido muito fácil imigrar. Já tive muita vontade, mas hoje não mais. Mas acho que é um tipo de conteúdo bem bacana de se produzir. e quando as coisas melhorarem, seria muito conhecer pelos seus olhos alguns lugares marcantes de portugal.
abraços,
ava
https://apenasava.com/
Olá Ava,
ExcluirCom certeza fácil não é uma palavra que defina imigrar, mas vale a pena.
Sobre as viagens, não vejo a hora. Conheci alguns lugares por aqui mas adoro viajar e quero conhecer cada cantinho. Não vejo a hora!
Beijo!
Oi Ra!
ResponderExcluirImagino o quanto essa experiência fez você crescer...Realmente não é fácil, mas, você foi atrás e quando olhar para trás poderá sorrir e ter aquele sentimento de liberdade, de vitória...Continue indo atrás
de seus sonhos...
Abraços
Olá Ale,
ExcluirNossa, é assim mesmo. Descobri força onde não conhecia e sonhos que nem fazia ideia.
Crescimento é sempre uma vantagem enorme.
Beijo!
Gostei desse tipo de post. Muito interessante conhecer mais de suas experiências em outro país.
ResponderExcluirBoa semana!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Olá Emerson,
ExcluirQue bom que gostou. Logo vem mais coisa.
Beijo!
Também adoro conhecer relatos dessas experiências, e fala sério, é super importante para nós sairmos as vezes da nossa "bolha" e zona de conforto, né?
ResponderExcluirFora o tanto de coisa legal a se conhecer!
Beijos,
www.tammycezaretti.com.br
Olá Tammy,
ExcluirÉ mesmo bem importante. Difícil mas muitas vezes necessário. E os ensinamentos compensam depois.
Beijo!
www.amorpelaspaginas.com
Olá,
ResponderExcluirEu adoro essas postagens pq posso conhecer outros lugares.
Nem nunca sai do Rio, então ótimo pra adquirir mais conhecimentos.
até mais,
Canto Cultzíneo
Olá Nana,
ExcluirEu adoro por isso também, me permite conhecer mais de lugares diferentes.
Beijo!
Olá
ResponderExcluirAcho muito corajoso de sua parte ter ido morar em outro país, mesmo ciente de que estava abrindo mão de seu conforto... Deve ter ganho muita experiência e histórias pra contar.
Beijos
http://coisasdediane.blogspot.com
Olá Diane,
ExcluirCom certeza. Dinheiro não ganhei não mas conhecimento foi aos montes. E quer melhor?
Beijo!
Nossa, eu AMO esse tipo de assunto, sabe? Eu moro no Brasil e ainda não tive coragem de viajar para fora, mas ja tive muita vontade de fazer intercambio!
ResponderExcluirTenho um primo na Italia que super me incentiva a ir visitar ele assim quea pandemia melhorar um pouco, sabe?
estou aprendendo italiano
Bem, uma coisa que talvez vocÊ possa falar pra gente
como foi se acostumar com a lingua? voce fez algum tipo de curso ? Porque tem palavras muito diferentes..
E por exemplo, arrumar emprego. Foi fácil? É considerado o estudo que você tem aqui no Brasil? ?
Desculpe as perguntas, sãodúvidas que sempre tenho , gosto muito de ler sobre!
Beijos!
Pâm
Blog Interrupted Dreamer
Olá Pâm,
ExcluirAdorei os questionamentos e logo faço nova postagem sobre isso, mas adianto que não rolou curso por conta das diferenças na língua, mas que é bem complicado no início, isso é.
Agora, preciso dizer que estou com seu primo (inclusive já quero aprender italiano também). Meu irmão veio me visitar pouco antes da pandemia e adorou. provavelmente não teria essa oportunidade (ao menos não com facilidades) se eu não estivesse aqui. E vou dizer, a experiência é indescritível.
Beijo!
www.amorpelaspaginas.com
Oi Ray,
ResponderExcluirPor mais que o blog seja literário, eu acho que nossas leituras influenciam muito em quem somos e nas aventuras que fazemos, então de certa forma, acho essa postagem bem pertinente. É seu espaço, é seu cantinho, fale sobre quem você é e o que te faz feliz!
beeeijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Olá Ale,
ExcluirEu sempre fui muito fechada sobre minha vida, e não estou falando somente quando se trata da internet. Isso tem sim seu lado bom, mas para viver isso aqui é meio complicado também. Sinto falta de dividir um pouco mais, até porque também gosto de saber das experiências dos outros.
Beijo!
www.amorpelaspaginas.com
Oi Rayanne, vou te confessar que, mesmo o foco sendo apenas literatura, é bom falar sobre outras coisas também de vez em quando, e falar sobre sua imigração foi um bom acerto, pois eu sempre fui curiosa para saber também como você fez... rsrs
ResponderExcluirEu imaginava que você teria problemas com a língua, as pessoas normalmente se iludem, porque eles nos colonizaram, então vamos nos entender, mas é só ler os livros em Português de Portugal para sabermos que a língua é semelhante até a página 2 e iremos encontrar alguns probleminhas no meio do caminho, mas nada que um dicionário e paciência não resolvam... rsrs
Que bom que você gostou da viagem e da experiência, mas menina, fiquei agoniada aqui com você abandonada por uma hora no aeroporto!
Bjks!
Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob
Olá Hanna,
ExcluirQue bom que gostou. Apesar de muita gente pedir para falar, sair da zona de conforto do blog as vezes preocupa um pouco. Mas sou curiosa como você, e imaginei ter muitos de nós por aí também.
Sobre a língua estou preparando um post, mas é mesmo assim como disse. E falando piora um pouquinho. Mas com calma e atenção a gente vai se acostumando, até chegar a momentos que quase nem percebemos mais as diferença na língua.
Agora do abandono, de certa forma foi porque dei sorte. Como todos que vieram antes ficaram muito tempo na imigração, meus primos se basearam nisso para me buscar. Mas eu não gastei 10 minutos para passar na imigração e pegar a mala. Então jogo na cara deles até hoje mas já perdoei haha.
Beijo!
www.amorpelaspaginas.com
Hey Rayanne,
ResponderExcluirAmei saber sobre sua experiência de imigração e sim, quero saber mais!
Pode postar mais sobre que eu vou gostar de ler, principalmente sobre a diferença do português dai por PT-BR, a questão de compra de livros ai, leitura no Português dai...
Dá pra vc envolver literatura junto com esse tipo de conteúdo. Mas também é bem vindo post só sobre sua experiência!
Boas leituras,
Karen Gabrieli | Apesar do Caos
Olá Karen,
ExcluirFiquei bem feliz por ser uma assunto que tem atraído bem. Quero trazer mais sobre esse comparativo na literatura também, mas também das experiências.
Logo vem mais sobre essa loucura que é imigrar.
Beijo!
www.amorpelaspaginas.com
Olá Ray, como me escapou esta parte. Ando mesmo distraída e peço desculpa por isso.
ResponderExcluirNão tinha noção que estivesse a viver em Portugal! Envie-me um e-mail, gostava imenso de falar consigo sobre a sua experiência por cá!
Beijos e abraços.
Sandra C.
Bluestrass
Olá Sandra,
ExcluirNem se preocupa que acontece, tem tanta coisa boa na internet que é mesmo difícil absorver tudo.
Ah, e pode deixar que vou enviar o e-mail sim, vou adorar esse contato!
Beijo!
www.amorpelaspaginas.com
Oi Rayanne
ResponderExcluirFico muito feliz em saber que se adaptou bem e está gostando de sua nova vida. Fiquei triste por "perder" uma amiga do clube do livro, mas feliz em saber que está correndo atrás da sua felicidade. Eu quero morar na Europa depois de me aposentar (daqui a 3 anos), mas ainda não escolhi o país, Portugal está na minha lista de opções por causa da língua, como você mesma citou (apesar de ter sentido que não é bem assim, né?).
Eu pretendo ir com passaporte italiano.
E se meu sonho se concretizar, vou te visitar.
Pessoas como você são uma inspiração para mim.
Abraços,
Gisela
Ler para Divertir