[resenha] UMA PROPOSTA E NADA MAIS - MARY BALOGH

Olá amores, como estão?

Este é o primeiro livro da série Clube dos Sobreviventes. Li esse livro em 2018, logo após o lançamento, e por diversos motivos acabei não dando continuidade a leitura da série, mas não por falta de vontade.

Como já não lembrava os detalhes da história, queria reler esse livro antes, e quando encontrei uma leitura conjunta da série, vi que essa era a minha oportunidade.

Gwedoline, também conhecida como Lady Muir, passou por muitos problemas durante o casamento, e após ficar viúva só queria um lar sossegado e estar perto de quem amava. Mora com a mãe na propriedade do irmão e tem uma vida feliz.

Ao aceitar o convite para passar um período com Vera, uma amiga da juventude e uma pessoa egoísta e insuportável, acaba saindo para caminhar e sofrendo uma torção no tornozelo, que já era problemático por conta de um acidente anterior.

“Quando as feridas saravam, tudo deveria se curar. A pessoa deveria voltar a ficar inteira. Parecia fazer sentido. Mas ela não se curara depois que os ossos da perna se recuperaram.”

Impossibilitada de andar, é salva por Hugo Emes, um dos integrantes do Clube, e acaba sendo levada a residência do Duque, onde poderá se recuperar até sua carruagem chegar.

Hugo tem porte militar e está sempre carrancudo. Ele chefiou uma missão suicida durante a guerra e foi um dos poucos sobreviventes. Apesar de não ter tido problemas fisicos, ele teve uma crise apoplética que o levou ao Clube.

“- Ah, tive feridas, lady Muir. Só não eram visíveis. Fiquei fora de mim. O que não é, na verdade, uma descrição precisa do tipo de loucura que me acometeu, pois tudo ficaria bem se eu tivesse fora de mim. O problema é que eu ainda estava em mim. Não podia escapar. Queria matar todos em volta, em especial aqueles que não eram gentis comigo. Odiava a todos, sobretudo a mim mesmo. Queria me matar. Acredito que comecei a falar aos berros e que, a cada duas ou três palavras, eu soltava algo estarrecedor até para os padrões do vocabulário de um soldado. Em pouco tempo fiquei sem ter palavras suficientemente fortes para extrair o ódio de dentro de mim. Fiquei furioso.”

Recebeu um título por mérito, mas ele nunca desejou fazer parte da aristocracia, muito pelo contrário. Após um período de isolamento, pelo luto do pai, um rico negociante, ele vê a necessidade de procurar uma esposa que lhe dê um herdeiro e que o ajude a arrumar um bom casamento para sua meia-irmã.

A atração entre os dois protagonistas é quase instantânea, mas o romance não. Ambos já passaram por grandes dificuldades e são maduros o suficiente para saberem a importância de um casamento, que vai muito além do amor.

Entre encontros e desencontros, eles vão se conhecendo e principalmente vendo até que ponto cada um abrirá mão das suas origens para poderem viver o romance.

“- Como ele foi astuto em pensar nisso. Só o romântico mais incurável pensaria que um casamento envolve apenas duas pessoas. Ele abrange muito mais do que isso, a começar pelas famílias e pela sociedade em que estão acostumados a circular.”

A narrativa é em primeira pessoa, sendo intercalada entre os protagonistas. Ambos são maduros então não há grandes dramas, apesar do passado traumático, e sim uma análise mais realista sobre ser possível ou não um casamento. A leitura demorou um pouco a ganhar ritmo e não foi excepcional, mas foi boa o bastante.

Os personagens são bem construídos, com seus defeitos e qualidades, os integrantes do Clube são encantadores, e a relação familiar de ambos também merece destaque. Afinal, um casamento é feito por muito mais do que uma paixão.

UMA PROPOSTA E NADA MAIS • UM ACORDO E NADA MAIS • UMA LOUCURA E NADA MAIS • UMA PAIXÃO E NADA MAIS • UMA PROMESSA E NADA MAIS • UM BEIJO E NADA MAIS



Título: Uma proposta e nada mais
Autor: Mary Balogh
Editora: Arqueiro
Páginas: 272
Série: Clube dos Sobreviventes #1

Sinopse: "Primeiro livro da série Clube dos Sobreviventes, Uma Proposta e Nada Mais é uma história intensa e cativante sobre segundas chances e sobre a perseverança do amor.
Após ter tido sua cota de sofrimentos na vida, a jovem viúva Gwendoline, lady Muir, estava mais que satisfeita com sua rotina tranquila, e sempre resistiu a se casar novamente. Agora, porém, passou a se sentir solitária e inquieta, e considera a ideia de arranjar um marido calmo, refinado e que não espere muito dela.
Ao conhecer Hugo Emes, o lorde Trentham, logo vê que ele não é nada disso. Grosseirão e carrancudo, Hugo é um cavalheiro apenas no nome: ganhou seu título em reconhecimento a feitos na guerra. Após a morte do pai, um rico negociante, ele se vê responsável pelo bem-estar da madrasta e da meia-irmã, e decide arranjar uma esposa para tornar essa nova fase menos penosa.
Hugo a princípio não quer cortejar Gwen, pois a julga uma típica aristocrata mimada. Mas logo se torna incapaz de resistir a seu jeito inocente e sincero, sua risada contagiante, seu rosto adorável. Ela, por sua vez, começa a experimentar com ele sensações que jamais imaginava sentir novamente. E a cada beijo e cada carícia, Hugo a conquista mais – com seu desejo, seu amor e a promessa de fazê-la feliz para sempre."

6 comentários

  1. Não conhecia este livro, mais achei bastante interessante a resenha do mesmo e vou colocar na minha lista de leitura.

    wwwww.paginasempreto.blogspot.com

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Optima review. Fiquei com vontade de ler.

    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  3. Oi Rayane,
    Eu tenho visto as pessoas falarem que os primeiros livros dessa série não são tão bons, mas que depois vai melhorando. Ainda quero ler.
    Gostei bastante da sua resenha.
    Bjos
    Kelen Vasconcelos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá...
    Adorei a sua resenha!
    Esse livro está na minha lista de desejados e estou simplesmente loooooouca pra ler! Seus comentários a respeito me fizeram desejar a leitura ainda mais...
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Esse livro aparenta ser muito bom!
    Ótima resenha!
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu li algumas resenhas sobre essa série, e até fiquei curiosa para conferir os acontecimentos com os casais. Espero que goste do restante da série.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir