Olá amores, como estão?
Bem, como devem ter percebido, o flop veio. Essa semana foi bem complicada por aqui, a rotina mudou, veio cansaço, machucados, e tentei, juro, mas precisei me priorizar e essa sempre vai ser a melhor escolha.
Mas, deixando de lado o acontecido, vamos voltar ao BEDA e as postagens diárias, ou tentar. E hoje vamos de tag por aqui.
A escolha da tag de hoje é mais uma para inspirar: 5 livros que nos inspiram a ser melhores. Livros que me inspiraram, me ensinaram, e que trazem debates importantes. Para mim, fazer pensar sobre temas importantes é me inspirar. Os livros podem fazer o mesmo com vocês.
EXTRAORDINÁRIO, de R. J. PALACIO
Não tem quem conheça Auggie e não concorde que ele é pura inspiração. Ele nasceu com uma síndrome genética que causa deformidade facial. Já enfrentou diversas cirurgias. Prestes a ir a escola pela primeira vez, acompanhamos esse processo de adaptação. É um livro com um equilíbrio perfeito entre a comoção e a descontração. Impossível ler e não se apaixonar pelo Auggie e seus amigos e familiares.
A CIDADE DO SOL, de KHALED HOSSEINI
Li esse livro ainda na adolescência e é um daqueles livros que quero muito reler. Muitas vezes a maturidade e o conhecimento adquirido com os anos nos dão uma visão muito mais ampla de algumas histórias, e essa eu acredito que será uma dessas.
Ele conta a história de duas mulheres afegãs, como idades diferentes mas com vidas muito similares. Dentro de uma cultura em que o casamento infantil era comum, conhecemos a história de sofrimento de mulheres sem voz dentro de uma sociedade machista.
A CONFISSÃO, de JOHN GRISHAM
Considerado o mestre dos romances de tribunal, esse livro trata de um tema muito delicado, que é a pena de morte. Apesar de não haver tal pena no Brasil, sempre há debates sobre prós e contras. Ler sobre um inocente lutando contra o tempo para provar sua inocência e salvar sua vida é angustiante. Além disso, o fato do protagonista ser negro trás também alguns pontos importantes sobre o racismo.
Não é um livro para trazer verdades ou te dar uma resposta sobre o que é correto, mas inegavelmente nos faz refletir sobre a eficiência da justiça.
O DIÁRIO DE ANNE FRANK
Me julguem, mas não sou uma grande fã do livro. A leitura não me agradou muito mas é inegável a reflexão que ele nos trás. Acredito que não sou só eu que fico comovida a cada história lida ou assistida contada no período da guerra. Imagina então ler o relato de uma adolescente, ainda no início de sua vida, sendo perseguida apenas por ser quem é. É angustiante!
OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES, de STIEG LARSSON
Um dos melhores livros que já li. Primeiro livro da Trilogia Millennium, não façam como eu e julguem o livro pelo título. Me indicaram muito a leitura, demorei demais para ler e me arrependo muito por isso. A história se inicia com uma investigação jornalística mas tudo acontece de forma a abordar a violência contra a mulher, de formas diversas e em situações diversas, mas completamente chocante. Ser mulher e ler sobre a violência sofrida é doloroso.
Qual livro te inspira?
Oi Ray! Desses eu li Extraordinário e de fato a história nos faz desejar mudar o jeito de ser e ter mais empatia pelas pessoas. Bjos!! Cida
ResponderExcluirMoonlight Books
Olá Cida,
ExcluirEsse livro é de uma delicadeza e realmente tem esse poder.
Beijo!
A Cidade do Sol é aquele tipo de livro que você fica chocada e emocionada, me marcou demais! Não conheço Trilogia Millennium, mas vou dar uma chance...
ResponderExcluirxoxo
Iza
https://meninaforadeserie.blogspot.com/
Olá Iza,
ExcluirLi A cidade do sol já tem muitos anos e lá já me provocou esses sentimentos. Tenho vontade de reler e ver os sentimentos que me provocarão. Sobre a Trilogia, por favor, leia! É simplesmente maravilhosa!
Beijo!