Olá amores, como estão?
Nesse caminho literário, muitas foram as leituras feitas, mas entre altos e baixos no meio virtual, nem todas as resenhas foram postadas. E pensando em trazer mais um pouco delas (além de compensar as poucas leituras realizadas atualmente), decidi trazer algumas.
A de hoje é uma dessas. A leitura foi realizada em 2016 e é um livro que ganhou destaque alguns anos atrás pelo tema polêmico. Provavelmente não seria um livro que eu leria por escolha própria, mas foi uma escolha do Cantinho da Imaginação, um grupo de leitura coletiva que participei por alguns anos. Apesar de tudo, foi uma leitura para incomodar, mas principalmente refletir.
Na capa consta a seguinte frase: "Como uma coisa tão errada pode parecer tão certa?". Já imaginei que esse livro iria mexer com minhas emoções e pré-conceitos. E estava certa!
Proibido conta a história de Lochan e Maya. Namorados, amantes, melhores amigos e irmãos. Isso mesmo. Não é um livro de romance. Não é um livro para torcer ou julgar, mas é um livro com uma grande carga emocional e que retrata questões sociais bem importantes.
"Como o nosso amor pode ser considerado horrível, quando não estamos fazendo mal a ninguém?"
Lochan e Maya são os mais velhos de 5 irmãos. O pai abandonou a família e a mãe é alcoólatra. Ela vive com o namorado, que não quer saber dos filhos dela, e quem cumpre o papel de chefe da família são exatamente os irmãos. Inclusive, a mãe só cumpre com o dever financeiro quando obrigada pelo filho mais velho.
Essa responsabilidade e formato de vida familiar faz com que os sentimentos se confundam e os irmãos acabam se envolvendo romanticamente. Esse conjunto de fatores polêmicos são tratados de forma incrivelmente sutil, fazendo a gente sentir um pouco do que eles sentem. Descobrindo com eles os sentimentos.
A verdade é que não senti repulsa e nem shippei. Tinha a ideia do errado mas consegui me colocar no lugar deles e enxergar os motivos por trás do envolvimento. O peso da responsabilidade deles, principalmente do mais velho, me tocou profundamente.
Mais do que um livro polêmico não só pelo final ou um romance proibido, Proibido trás questões sociais importantes e suas diversas e perigosas consequências.
Talvez se a leitura fosse realizada hoje, com o amadurecimento, minha visão sobre muita coisa seria diferente. Ainda assim, nada muda o fato que precisamos aprender a ser mais empáticos e a julgar menos. Nem todos enfrentamos os mesmos problemas e nem sofremos as mesmas consequências.
Sinopse: "Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis.Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes.Eles são irmão e irmã.Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dramatúrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo pouco a pouco aflorar dos fios simples do quotidiano um assombroso mito eterno em toda a sua riqueza, mistério e profundidade."
Infelizmente o livro não me chama atenção, e é uma leitura que me manteria longe.
ResponderExcluirBjs
Imersão Literária
Olá Leyanne,
ExcluirEsse é mesmo um livro bem delicado que não agrada a todos. E confesso, provavelmente se não fosse a leitura coletiva também não leria. Mas valeu conhecer, apesar de tudo.
Beijo!