[inspirado nos livros] COMO CRIAR UMA DECORAÇÃO DE ÉPOCA USANDO O ESTILO PROVENÇAL

Olá amores, como estão? Prontos para o final de semana?

Pensando nisso, resolvi fazer algo um pouco diferente por aqui. Que tal falarmos das decorações utilizando móveis provençais que nós, amantes dos romances de época, amamos?

Os livros conseguem nos tirar da realidade, criando um universo paralelo inspirado no que lemos. Imaginamos o vestido rodado, o cortejo durante um baile, o mistério, as músicas no piano, as cartas que são escritas com tanto sentimento. Os livros nos proporcionam sensações, sentimentos e até momentos, mesmo sem sairmos do lugar. Imagine pequenos vilarejos no sul da França, localizados entre as montanhas e o mar. São lugares ensolarados, com aquele ar tranquilo e sereno do campo, cercados de plantações de lavandas e girassóis. Sem dúvida, parece ser um lugar que saiu de dentro de um livro muito especial, não é? No entanto, foi em meio a esse cenário bonito, real e inspirador que o estilo provençal surgiu.

Com toque romântico e sofisticado, o estilo provençal combina tradição, delicadeza e uma deliciosa viagem no tempo para todos que entrarem na sua casa. Dizem que os móveis com esse estilo refinado, foram inspirados na realeza. Porém, para que os artesãos locais não precisassem recorrer aos marceneiros do rei, eles deram seus próprios acabamentos aos móveis. Eles só não sabiam, que esse seria um dos estilos mais usados da atualidade. Apesar de ser um estilo bastante rústico, ele carrega consigo tonalidades claras e pastéis, que simbolizam bem o estilo provençal, deixando o ambiente aconchegante e romântico. Além disso, elementos como almofadas com estampas florais, espelhos com molduras trabalhadas e arranjos de flores, compõem a decoração de forma perfeita.

Para se inspirar nesse estilo e deixar sua casa como um conto de fadas, você pode usar e abusar das referências e criar um ambiente do jeitinho que você sempre sonhou. Na sala de estar, por exemplo, use sofás com tecidos mais claros e design rebuscados para arrematar a linha provençal com estilo. Na sala de jantar, foque bastante no romantismo para desfrutar de momentos à dois, ou até mesmo, deixar o ambiente confortável para convidar os amigos. Os lustres também são bem vindos na sala de jantar. No quarto não há nada melhor para compor o ambiente que uma imponente penteadeira para organizar os itens de beleza. Não deixe também de pensar nos detalhes, como vasos de flores, estofados florais, velas e até mesmo sachês e aromatizadores de lavanda para deixar a sua casa com uma sensação gostosa de campo e bem-estar. Na Atelier Clássico você encontra tudo o que você precisa para criar esse ambiente com estilo, qualidade e facilidade.

Ah, e a título de curiosidade, a foto do post não é a melhor em resolução, mas quis compartilhar ainda assim uma amostra de tudo isso que falei. Essa é a sala de música do Palácio Nacional de Mafra, aqui em Portugal. Logo trago um pouco mais sobre essa visita que me encantou e me esclareceu muito sobre as casas e decorações dos nossos amados romances de época.

7 comentários

  1. Oi Ray,
    Eu acho a coisa mais linda, mas nada prático ou que dê para eu usar aqui em casa, infelizmente. rs
    Mas visitar um espaço assim, me transporta automaticamente para o mundo dos livros!
    beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ray! Eu acho lindo este estilo, lembro que antes de estourar esta pandemia estava visitando lugares históricos e adorando ver estilos mais antigos de casas. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Olá...
    Eu moro em Minas Gerais e amo demais tudo que envolve o estilo clássico... Vc precisa conhecer a igreja da minha cdade, é linda com todo o charme do barroco.
    Amei demais o seu post ;)
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Ray,
    Eu acho lindo o estilo provençal, justamente por que me faz reviver algumas histórias que já li. Acho bacana que a estética provençal tenha surgido nas classes sociais mais abastadas, e hoje os móveis feitos com tal qualidade como feito à mão tem um valor mais alto.
    Gostei da foto do início do post, realmente traz muito do estilo, é lindo, queria tomar um chá nessa sala, haha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  5. Acho muito bonito esse tipo de decoração.

    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  6. Que dica maravilhosa!
    Ótimo poste!
    Beijos.
    https://vinteedoisdemaio.blogspot.com/

    ResponderExcluir