FEIRA DO LIVRO DE LISBOA x BIENAL DO LIVRO DO RIO

Olá amores, como estão?

Esse é mais um assunto que pediram e estou aqui para compartilhar um comparativo, do meu ponto de vista, entre a Feira do Livro de Lisboa e a Bienal Internacional do Livro do Rio.
 

Considerando que a leitura faz parte da minha vida desde a infância, e compartilho minhas leituras desde 2016 aqui na internet, estava bem antenada ao meio editorial no Brasil em 2017, em minha única visita à Bienal. Em 2018, quando me mudei para Portugal, não conhecia nada sobre o meio editorial daqui. Ainda ficava bem perdida na língua (mesmo também sendo português) e desde então tenho lido muito pouco.

Por que estou falando isso? Pois independente dos eventos e das programações, minha experiência foi diferente também.


Ir a Bienal do Rio foi um sonho para mim. Viajei em uma excursão (não foi a melhor experiência) mas me deu como primeiro presente um contato maior com integrantes do Clube do Livro do ES, um clube local com encontros mensais. Foram amigos que os livros me deram e que morro de saudade.

Participei do evento por quatro dias, chegando quando abria e saindo quando acabava. O grande destaque da Bienal é sua programação. Foram eventos de blogueiros, palestras, entrevistas, sessões de autógrafo e tantas outras programações que mesmo permanecendo por tanto tempo lá, sempre tinha o que fazer ou ver e faltava tempo, para ser sincera.

Além disso, consegui conhecer diversos amigos que a internet havia me apresentado.

As desvantagens: muita gente, espaço limitado e ingresso pago. Participar do evento, como fui, é custoso. Consegui acesso livre através do Amor pelas páginas, mas ainda gastei com transporte, hospedagem e alimentação.

Valeu a pena? Com certeza! Voltei com a mala cheia de livros e de experiências. Inclusive, cheia de verdade, foram mais de trinta livros entre prêmios e compras.


Sobre a Feira do Livro de Lisboa, este foi o terceiro ano em que participo. Esse ano, pela primeira vez consegui ir tranquila, conhecendo um pouco mais sobre o meio editorial, e com um foco específico.

Diferente da Bienal, a Feira acontece em um Parque de Lisboa, ao ar livre, com barracas e sem custo para entrar. Há uma programação e sessões de autógrafo, mas em uma proporção muito menor. Eu, particularmente, não me interessei por nenhum evento ou autógrafo. Assim, para mim, o evento se resumiu a visitar os stands e garimpar bons livros.

A vantagem: a organização sobre as promoções. Sabíamos com antecedência os livros em promoção a cada dia de evento, além de um horário específico no dia para uma promoção diferenciada. Entretanto, vale destacar que isso é reflexo do meio editorial em Portugal, seguindo um padrão de descontos.

Então, resumindo, ambos são locais mágicos para leitores apaixonados como nós. A Feira de Lisboa tem acesso mais fácil e simplificado enquanto a Bienal é mais completa e ainda um sonho de evento. E considerando que ambos acontecem em locais bem diferentes, só posso é recomendar que participem de qual for possível. É nosso paraíso na Terra!

7 comentários

  1. Ai que delícia deve ser essa feira ao ar livre. O Brasil podia adotar essa ideia e fazer algumas feiras assim por aqui também!

    http://brenshelf.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Brenda,
      É mesmo uma delícia, principalmente por ser em um parque, onde dá para dar uma pausa e sentar na grama.

      Beijo!

      Excluir
  2. Nossa, quando eu fui na Bienal em 2019, eu trouxe uma mala cheinha de livro kkkkkk
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiza,
      Acho que é quase impossível ir a Bienal e não voltar de mala cheia. Cheia de livros, brindes e amizades!

      Beijo!

      Excluir
  3. Ah, esses eventos literários sempre são muito bons de participar.

    Boa semana!


    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emerson,
      São mesmo sempre maravilhosos!

      Beijo!

      Excluir
  4. Que saudade de uma feira de livro flor

    Otima postagem 🥰 beijokas www.estilopropriobysir.com

    ResponderExcluir