LEITURAS INTERROMPIDAS

 Olá amores, tudo bem?

Hoje resolvi falar sobre minha relação com as leituras. Anos atrás não me permitia abandonar nenhuma, meu lado curioso não deixava. Acreditava que em algum momento valeria a pena.

O tempo foi passando, as leituras mudaram, eu mudei. Descobri que não vale insistir em algo que não está me deixando feliz. E isso se dá por diversos motivos.


Não acho justo dizer que um livro é ruim. Acredito que não é nosso estilo, não aborda temas que nos agrade ou simplesmente não é a leitura para o momento. Se a leitura não flui, melhor investir em outra e, em algum outro momento, dar uma nova chance.

Passei a fazer isso e foi a melhor coisa que fiz! Mas tem um porém, muitas leituras ficaram pelo caminho, mesmo ainda estando na lista de leituras desejadas.


It: A coisa, de Stephen King

Sinopse: "Durante as férias escolares de 1958, em Derry, pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança e... do medo. O mais profundo e tenebroso medo. Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue em Derry. Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. Mike Hanlon, o único que permanece em Derry, dá o sinal. Precisam unir forças novamente. A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue que fizeram quando crianças. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. O tempo é curto, mas somente eles podem vencer a Coisa."


A sombra do vento, de Carlos Ruiz Zafón

Sinopse: "Numa madrugada de 1945, em Barcelona, Daniel Sempere é levado por seu pai a um misterioso lugar no coração do centro histórico: o Cemitério dos Livros Esquecidos. Lá, o menino encontra A Sombra do Vento, livro maldito que mudará o rumo de sua vida e o arrastará para um labirinto de aventuras repleto de segredos e intrigas enterrados na alma obscura da cidade, A busca por pistas do desaparecido autor do livro que o fascina transformará Daniel em um homem ao iniciá-lo no mundo do amor, do sexo e da literatura.
Numa narrativa de ritmo eletrizante que mistura gêneros como o romance de aventuras de Alexandre Dumas, a novela gótica de Edgar Allan Poe e os folhetins amorosos de Victor Hugo, Carlos Ruiz Zafón mantém o leitor em estado de contínuo suspense. Ambientada na Espanha franquista da primeira metade do século XX, entre os últimos raios de luz do modernismo e as trevas do pós-guerra, A Sombra do Vento é uma obra sedutora, comovente e impossível de largar. Uma grandiosa homenagem ao poder místico dos livros."


O morcego, de Jo Nesbo

Sinopse: "Do submundo de Sydney às lendas aborígines, Jo Nesbø conduz o leitor por uma trama violenta e eletrizante, no primeiro grande caso de Harry Hole. O corpo de uma jovem norueguesa é encontrado em um rochedo no fundo de um penhasco. O caso intriga a polícia: a vítima apresenta sinais de estrangulamento e suspeita-se de violência sexual, mas não há qualquer vestígio de DNA ou impressão digital do criminoso. Para colaborar com as investigações, a Divisão de Homicídios da Noruega envia o inspetor Harry Hole à cidade. Junto com o policial Andrew Kensington, Harry se depara com um caso mais complexo do que imagina: o que inicialmente parecia ser um crime isolado é apenas mais um em uma série de assassinatos cometidos por todo o país, sem qualquer relação aparente entre si. Um serial killer está à solta na cidade e, para Harry, a caçada começou."


Esses são algumas das leituras adiadas, e que quero muito retomar. Já leram alguma dessas?

24 comentários

  1. Oie, cheguei a ler It mas as demais não. Eu nunca tive receio de abandonar leituras porque tento pensar que poderia estar lendo algo que realmente iria me interessar e a vida é curta demais. Algumas leituras eu continuo depois de um tempo e outras não.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leyanne,
      Eu tinha esperança de melhorar, mas infelizmente nem sempre isso acontece. As vezes continuo e amo, outras ficam perdidas mesmo.

      Beijo!

      Excluir
  2. Eu nunca li nenhuma desses que você interrompeu não. Eu concordo com você, acho que se a leitura não está te fazendo feliz é melhor pausar e tentar dar uma chance depois. Isso já aconteceu comigo com séries de tv, com livros aconteceu esse ano uma vez. Já tive casos de odiar algum dos protagonistas, mas a forma que o autor contava a história me fazer continuar.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emi,
      Isso é bem engraçado né?! Acontece comigo também de não gostar do protagonista, da história ou da narrativa e ainda assim algum outro ponto me atrair até o fim. As vezes vale a pena. E isso me surpreende!

      Beijo!

      Excluir
  3. Oi Ray,
    Super concordo! Não adianta insistir naquilo que não está fluindo!
    Eu só insisto se paguei caro, mas é até ficar de saco cheio KKKKKKK
    Agora, se é KU? Paro sem remorso kkkk
    Dos livros citados, eu também abandonei 'A Sombra do Vento'! ;)
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ale,
      Hoje em dia abando até se paguei uma fortuna haha. Normalmente intercalo a leitura e se ainda não rolar abandono. Algumas vezes, dependendo do motivo que não fluiu, eu tento retomar, e se não rolou, bola para frente. Se foi caro eu tento uma boa troca ou vendo. Pelo menos abre a oportunidade para uma nova história.
      Mas que dá um aperto no coração dá haha!

      Beijo!

      Excluir
  4. Oi Ray! Já li os três. It eu levei cinco meses para concluir, mas valeu muito a pena. Eu também tenho vários livros com leituras pausadas, alguns pretendo retomar, já outros acho que não. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cida,
      A lista por aqui é grande também. Esses três eu ainda quero retomar mas dependendo do motivo que me fez abandonar eu nem tento novamente.

      Beijo!

      Excluir
  5. Ray, sou muito a favor de abandonar alguma leitura que não esteja fluindo. Caso contrário, ler acaba virando uma obrigação chata! Não abandonar logo de cara, mas se realmente notar que não tá rolando, deixar de lado é uma boa. E é o que você falou, às vezes, aquele momento não é o certo ou aquele livro não é para o leitor. :) Desses que você pretende voltar, não li nenhum. Não curto muito esse gênero, por motivos de medo de terror e ficar impressionada com histórias de suspense e tal hahaha! Espero que a retomada seja boa! ♥

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol,
      Meu problema com terror ou suspense são em filmes, aí não rola também, mas nos livros eu amo.
      Sobre abandonar, é exatamente assim mesmo. Obrigação que é o problema.

      Beijo!

      Excluir
  6. Eu ainda não li os livros que você citou,mais também estou com diversas leituras interrompidas e concordo com a sua opinião no post.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafa,
      Sempre tem alguma leitura que vai fazer nosso momento melhor, e se não é a do momento, vale uma tentativa futura.

      Beijo!
      www.amorpelaspaginas.com

      Excluir
  7. Oi Ray,
    Eu sou o tipo de pessoa que pena pra abandonar uma leitura, mas tem vezes que não tem jeito e eu me sinto até liberta por fazer isso, haha. O último livro que desisti de ler quase no meio tinha boas resenhas e indicações, mas pra mim a leitura estava maçante, então abandonei sem dó. Concordo com você, não é justo dizer que um livro é ruim, tudo depende do ponto de vista e uma leitura que a gente deixa de lado hoje, pode ser bem prazerosa futuramente.
    Ainda não li nenhum dos livros que você colocou no post. Minha irmã leu It, mas não é um livro que ela indica com facilidade, haha. E ainda quero ler algo do Jo Nesbo, estou com O Boneco de Neve "juntando poeira" no meu Kindle.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leslie,
      Eu era assim, sofria para abandonar, sempre na esperança de que melhoraria. Hoje, a lista é tão grande que não vale tirar a oportunidade de um que realmente quero ler por algum que não flui.
      O Jo Nesbo eu acho que não estava no momento mesmo (mesmo tendo abandonado por duas vezes no mesmo ponto). Tinha comprado a coleção toda e acabou ficando no Brasil, mas comecei pelo O morcego por ser o primeiro da série, mesmo O boneco de neve sendo o mais famoso e sempre me deixando curiosa para ler.

      Beijo!

      Excluir
  8. Oi, Ray!
    Eu abandono livros desde que comecei a criar o hábito da leitura hahaha. Zero paciências pra leituras chatas.
    Nunca li nenhum desses, mas tenho curiosidade com A Sombra do Vento. Acho que IT é um livro que nunca vou ler na vida, acho que seria pesado demais pra mim hahaha

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Laura,
      As vezes abandonar é mesmo libertador.

      Beijo!

      Excluir
  9. Eu fui aprender esses tempos a abandonar leituras. Eu não gostava e ficava insistindo até ler tudo, mas percebi que leitura vai muito do humor e tem alguns livros que devem serlidos depois.
    Sempre quis ler It, mas o tamanho me assustada rs
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tay,
      Eu demorei a ter essa percepção de como nosso humor altera a experiência da leitura. Mas vou dizer, descobrir isso é tipo achar o pote de ouro no fim do arco íris.

      Beijo!

      Excluir
  10. Olá...
    Ainda não li nenhum dos mencionados, mas, te entendo na questão sobre abandonar livros. Por muito tempo não me permitia abandonar um livro e ficava presa numa história maçante, porém, hoje em dia, não sou tão apegada mais e se o livro não tá legal abandono logo.
    Bjo

    http//coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diane,
      Isso de ficar presa a uma história maçante é mesmo complicada. As vezes acaba tornando um livro ruim sem ser exatamente ruim.

      Beijo!

      Excluir
  11. Eu sou uma pessoa que largo a leitura sem medo hehehe. As vezes fico pensando se desisti muito rápido... mas pela minha experiência, geralmente, se não está rendendo, vai continuar assim... e eu fico com aquele sentimento que estou perdendo tempo, e não gosto disso, então parto para outro livro.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Monique,
      Essa sensação de perda de tempo que mudou tudo para mim. Temos listas de leitura grandes demais para ficar presos em livros que não fluem.

      Beijo!

      Excluir
  12. Olá!
    Eu largo sem remorso agora, quando a leitura não ta fluindo eu agora abandono os livros, deixo um tempo na estante e depois pego para ler para ver se já entrei na vibe rs
    Beijos.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa,
      Te entendo completamente. As vezes só não estamos no clima daquela leitura naquele momento.

      Beijo!

      Excluir