[bastou um para querer todos] STIEG LARSSON

Olá amore, como estão?

Sou uma leitora muito apegada a autores. Quando leio um livro que me agradada acabo me focando nesse autor. Em contrapartida, se me decepciono, fico bem receosa de dar uma nova chance.

Talvez por isso decidi criar esse quadro e os primeiros posts foram com alguns dos meus autores favoritos, Harlan Coben e Lucinda Riley. Mas percebi também que a última postagem do quadro já tema mais de seis meses. Precisava reviver um pouco deste quadro!


A escolha pode parecer estranha por ser um autor de uma trilogia e só, mas quem já leu vai entender, e se ainda não leu, recomendo muito!

Pelos meus 20 anos, uma amiga do trabalho, com quem trocava dicas de leitura, me recomendou a leitura do primeiro livro, Os homens que não amavam as mulheres. Me culpem mas julguei pelo título mas também nunca esqueci.

Anos depois, encontrei o box da Trilogia Millennium em promoção e decidi que era a hora de me livrar dos julgamentos. Ainda demorei um pouco a ler, mas já nas primeiras páginas me apaixonei completamente.

Em poucos dias li a trilogia completa, cada livro com uma média de 600 páginas. O livro fala sobre a violência contra a mulher e tem a melhor protagonista de todos os tempos. Lisbeth é sensacional, com uma história impactante e muito perturbadora.

Infelizmente, o autor morreu antes de dar sequência a série, deixando algumas pontas soltas, mesmo que poucas. O autor David Lagercrantz foi convidado posteriormente a publicar uma sequência dos livros.

Li somente o quarto livro, publicado pelo David, e apesar de achar a escrita detalhada impressionantemente similar às obras originais, senti uma diferença na personalidade dos protagonistas que me incomodou um pouco.

Este ano pretendo reler a trilogia e, quem sabe, a sequência da série também!


Sinopse: "Primeiro volume de Millennium, série cult de mistério que vendeu mais de 6,5 milhões de exemplares na Europa, Os homens que não amavam as mulheres traz uma dupla irresistível de protagonistas-detetives: o jornalista Mikael Blomkvist e a genial e perturbada hacker Lisbeth Salander. Juntos, eles desvelam uma trama verdadeiramente escabrosa envolvendo a elite sueca.

Vem da Suécia um dos maiores êxitos no gênero de mistério dos últimos anos: a série Millennium - da qual este romance, Os homens que não amavam as mulheres, é o primeiro volume. Seu autor, Stieg Larsson, jornalista e ativista político muito respeitado na Suécia, morreu subitamente em 2004, aos cinquenta anos, vítima de enfarte, e não pôde desfrutar do sucesso estrondoso de sua obra.

Seus livros não só alcançaram o topo das vendas nos países em que foram lançados (além da própria Suécia, onde uma em cada quatro pessoas leu pelo menos um exemplar da série, a Alemanha, a Noruega, a Itália, a Dinamarca, a França, a Espanha, a Itália, a Espanha e a Inglaterra), como receberam críticas entusiasmadas. O motivo do sucesso reside em vários fronts. Um deles é a forma original com que Larsson engendra a trama, fazendo-a percorrer variados aspectos da vida contemporânea, da ciranda financeira feita de corrupção à invasão de privacidade, da violência sexual contra as mulheres aos movimentos neofascistas e ao abuso de poder de uma maneira geral. Outro é a criação de personagens extremamente bem construídos e originais, como a jovem e genial hacker Lisbeth Salander, magérrima, com o corpo repleto de piercings e tatuagens e comportamento que beira a delinquência. O terceiro é a maestria em conduzir a narrativa, repleta de suspense da primeira à última página.

Os homens que não amavam as mulheres é um enigma a portas fechadas - passa-se na circunvizinhança de uma ilha. Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Ou ser morta. Pois Henrik está convencido de que ela foi assassinada. E que um Vanger a matou.

Quase quarenta anos depois, o industrial contrata o jornalista Mikael Blomkvist para conduzir uma investigação particular. Mikael, que acabara de ser condenado por difamação contra o financista Wennerström, preocupa-se com a crise de credibilidade que atinge sua revista, a Millennium. Henrik lhe oferece proteção para a Millennium e provas contra Wennerström, se o jornalista consentir em investigar o assassinato de Harriet. Mikael descobre que suas inquirições não são bem-vindas pela família Vanger, e que muitos querem vê-lo pelas costas. De preferência, morto. Com o auxílio de Lisbeth Salander, que conta com uma mente infatigável para a busca de dados - de preferência, os mais sórdidos -, ele logo percebe que a trilha de segredos e perversidades do clã industrial recua até muito antes do desaparecimento ou morte de Harriet. E segue até muito depois.... até um momento presente, desconfortavelmente presente."


Sobre o autor:

Nasceu em Skelleftehamn, na Suécia, em 1954. Foi um dos mais influentes jornalistas e ativistas políticos de seu país e trabalhou na destacada agência de notícias TT. À frente da revista Expo, fundada por ele, denunciou organizações neofascistas e racistas. É co-autor de Extremhögern, livro sobre a extrema direita em seu país. Por causa de sua atuação na luta pelos direitos humanos, recebeu várias ameaças de morte. Em 2004, aos cinquenta anos, pouco após entregar aos seus editores a trilogia Millennium, morreu, vítima de um ataque cardíaco.


Já conheciam a Trilogia Millennium, seja pelos livros ou pelos filmes? 

42 comentários

  1. Oi Ray! Harlan e Lucinda eu sou fã, mas Stieg ainda não tive oportunidade de conferir. Houve uma época que só ouvi falar desses livros e fiquei muito interessada na leitura, mas acabou que deixei cair do esquecimento. Vou tentar ler algo dele este ano. Valeu a dica. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cida,
      Os livros são ótimos e tem ótimos temas de abordagem. Espero que consiga pegar para ler e goste tanto quanto eu.

      Beijo!

      Excluir
  2. Olá
    Eu também sou assim! Se leio algo de algum autor e gosto muito já fico logo apegada e quero ler tudo dele haha
    Também sou fã da Lucinda, mas, do post de hoje, ainda não li nada desse autor, mas já quero conhecer logo, pois amei os seus comentários sobre.

    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diane,
      Infelizmente ele morreu cedo e com poucas obras escritas.
      A escrita detalhada pode não agradar todos, mas ele sabe falar de temas atuais e construir personagens!

      Beijo!

      Excluir
  3. Amei a resenha. Eu também quando gosto de um autor, começo a ler tudo dele até enjoar. Eu não conhecia o livro, mas tem um filme de mesmo nome. Nunca assiti, mas nem lembro em como o título era chamativo. Super leria
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tay,
      Os livros são sensacionais. Sobre o filme, realmente existem duas adaptações, uma sueca e uma hollywoodiana, e valem assistir também.

      Beijo!
      www.amorpelaspaginas.com

      Excluir
  4. Não sabia que o autor tinha morrido, que pena.

    Beijos/Kisses.



    Anete Oliveira

    Blog Coisitas e Coisinhas

    Fanpage

    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anete,
      É uma pena mesmo. Tinha um futuro promissor como escritor.

      Beijo!
      www.amorpelaspaginas.com

      Excluir
  5. Oi Rayanne,

    Eu já ouvi falar muito dessa trilogia, mas ainda não li, sinto que vou gostar dos livros quando eu pegar para ler, mas ainda não senti que é o momento sabe?
    Adorei o post.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica,
      Claro que entendo, já passei por isso também! E vale muito mais esperar do que ler na "hora errada" e acabar não gostando.

      Beijo!

      Excluir
  6. Confesso que não conhecia, mas vou levar a sugestão!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Teresa,
      Que bom que gostou e espero que aleitura te agrade, caso você pegue.

      Beijo!

      Excluir
  7. Vou guardar a sugestão!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Fico feliz que tenha gostado da sugestão!

      Beijo!

      Excluir
  8. Gostei da dica! Acho que já tinha ouvido falar dessa trilogia, mas nunca parei para olhar a fundo. Gostei muito da postagem e já anotei aqui essa dica.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thais,
      Os livros são ótimos e tem uma abordagem muito precisa de temas importantes. Fico feliz de ter te "apresentado" eles.

      Beijo!
      www.amorpelaspaginas.com

      Excluir
  9. Olá!
    Amei ler esse e tenho os outros a ler.
    Assisti o filme primeiro (prefiro assim já que livros trazem mais).

    Encontrei uma graphic da Lisbeth anos depois e comprei. ❤ Se encontrar, indico que leia.

    Ótima dica de leitura!!
    Abraço! 🌷

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol,
      Nossa, adoro a força da Lisbeth e não sabia da existencia dessa graphic. Com certeza vou procurar, adorei a dica!

      Beijo!

      Excluir
  10. Olá, Rayanne. Eu também sou assi, quando gosto do autor procuro logo outros livros e às vezes isso até me prejudicada porque vou cheia de expectativas e acabo me decepcionando.
    Eu tava lendo aqui no seu blog os posts de Imigração e amei, acho o assunto muito interessante. Você não escreveu mais sobre?

    Beeeijos,
    Dear Masen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anni,
      É meio decepcionante mesmo as vezes. Pela alta expectativa e também por não dar novas chances a autores que não gostei tanto já imaginando acontecer novamente.
      Sobre a Imigração, realmente estou devendo bastante mas vou tentar trazer mais em breve!

      Beijo!

      Excluir
  11. Confesso que não conhecia,mais achei a resenha bastante interessante.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafaela,
      No geral sei que não agrada a todos, mas sem dúvida é dos melhores livros que já li. E super recomendo!

      Beijo!

      Excluir
  12. Oi!
    Eu li O Homem que Não Amava as Mulheres há alguns anos e gostei bastante, mas enrolei tanto para ir atrás das continuações que não sei se eu leria hoje em dia (ou releria o primeiro para dar uma chance aos outros livros).

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giovana,
      Apesar da série e mesmos personagens, o segundo livro segue um caminho bem diferente, como se fosse outra história. Claro que tem detalhes que se interligam mas sem grande influência. Acho que daria para ler se quisesse.

      Beijo!
      www.amorpelaspaginas.com

      Excluir
  13. Olá!
    Amei essa capa, achei a edição muito bonita.
    Não sei se vou ler mas, gostei muito.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa,
      Acho as edições bem lindas também, mesmo simples!

      Beijo!

      Excluir
  14. não conhecia o autor e nem suas obras, mas gostei da dica

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Meloren,
      Realmente ouço muito pouco sobre ele, o que é uma pena!

      Beijo!

      Excluir
  15. Nossa, ele morreu novo... =/ Eu nunca li essa trilogia, mas acho que tem uma adaptação, pois esse nome não me é estranho (realmente é difícil de esquecer) e foi anunciando um filme. Para variar, também não assisti, hehe. Mas parece realmente ser uma ótima trama. Uma pena que o autor não viveu o suficiente para ver o sucesso que fez pelo mundo. Mas a sequência escrita depois pode ficar de uma bela homenagem. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hanna,
      Foi uma pena mesmo ter morrido jovem. Tem filme sim, dois inclusive haha. Só assisti o hollywoodiano mas dizem que o sueco é melhor.

      Beijo!

      Excluir
  16. Oi, tudo bem? Ainda não tive a oportunidade de ler esses livros. É uma pena que o autor tenha falecido :(
    Assim que puder, lerei. Gostei bastante da postagem e confesso que também sou assim quando gosto de um livro quero ler todos os outros do autor, mas quando não gosto fico com pé atrás para dar outra chance.

    beijos

    https://duquesaazarada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emi,
      Sou completamente assim também, com muito receio de dar novas chances e "perder tempo". Se tiver oportunidade, leia sim, o livro é ótimo!

      Beijo!

      Excluir
  17. Oi Ray! Tudo bem?
    Eu também sou assim, quando leio um livro que amo demais, já quero ler todos do/da autor/autora. kkkkk
    Essa série em si, meu ex sogro emprestou os livros para minha mãe ler, mas como terminei o namoro, devolvi e meio que peguei ranço KKKKKKKKK CONFESSO, POXA! kkkkkkkkkkkkk
    beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ale,
      Sempre temos histórias sobre livros que vão além das páginas escritas. Eu ri do seu ranço, mas ainda acho que foi uma pena hahaha.

      Beijo!

      Excluir
  18. Oi! Li esse livro há uns 10 anos. Gostei, cheguei a ter o segundo, mas acabei não lendo o terceiro volume, por questões pessoais. Abraço!

    www.oguardiaodehistorias.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Samuel,
      Uma pena não ter conseguido dar sequência na leitura. Confesso que do segundo para o terceiro não consegui parar até descobrir o mistério que rolava haha.

      Beijo!

      Excluir
  19. A leitura parece ser super maravilhosa!
    www.achataebatom.com

    ResponderExcluir
  20. Olá, Rayanne.
    Essa trilogia é sensacional e confesso que só li por causa dos filmes hehe. Mas optei por não ler os outros porque já sabia que não ia ter a mesma qualidade dos três primeiros.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sil,
      Ahh, alguém que também leu e se apaixonou!
      Eu peguei para ler mas estava muito em dúvida também. Achei a escrita muito similar e que me surpreendeu mas também me deixou com a sensação de cópia, mas sentir a mudança da personalidade foi o fim para mim.
      Ainda assim, queria algumas respostas e precisava tentar haha.

      Beijo!
      www.amorpelaspaginas.com

      Excluir