[resenha] TRAVESSURAS DA MENINA MÁ - MARIO VARGAS LLOSA

Olá amores, como estão?

 Não sei se estou nostálgica ou só organizando algumas leituras antigas, mas sei que nessa análise tenho encontrado ótimas leituras que me agradaram e que, por diversas razões, não foram resenhadas e nem nunca comentadas aqui ou no Instagram.

Anos atrás peguei esse livro na biblioteca da faculdade para ler e foi uma enorme surpresa. Uma feliz surpresa.

O enredo tem tudo para dar errado mas é escrito de forma primorosa e envolvente, além de muito bem ambientado.


Conhecemos Ricardo ainda na adolescência. Ele é um jovem sonhador e encantador, gosta do simples. E se apaixona por Lily.

A história gira em torno de encontros e desencontros de ambos, passando por  Lima, Paris, Londres, Tóquio e Madri, e também por quatro décadas e diversas revoluções.

Apesar do plano de fundo ter muito da história dos locais, o romance que rege a narrativa.

Repararam que não falei quase nada sobre Lily? Pois é, ela é uma incógnita por quase toda a leitura. A reencontramos sempre com nomes, nacionalidades e maridos ricos diferentes. Seu nome verdadeiro desconhecemos e seu paradeiro depois de cada encontro também não. Lily semplesmente some de forma abrupta.

Não é fácil simpatizar com a menina má, e acredito que nem é esse o objetivo. Ainda assim, torcemos por novos encontros e para que desta vez dê certo.

Como falei lá no início, tinha tudo para dar errado. No geral, quando não me conecto com os protagonistas tenho dificuldade em me envolver na leitura, mas Vargas Llosa tem um talento digno do Prêmio Nobel da Literatura, recebido em 2010.

Que enredo está tão batido que você espera encontrar um fracasso mas se surpreende?


Título:
Travessuras da menina má
Autor: Mario Vargas Llosa
Editora: Alfaguara
Páginas: 304
Onde comprar: Amazon, Bertrand, Wook

Sinopse: "Mario Vargas Llosa narra a arrebatadora paixão de Ricardo e Lily, em uma história de encontros e desencontros ao longo de quatro décadas.
O peruano Ricardo vê realizado, ainda jovem, o sonho que sempre alimentou: o de viver em Paris. O reencontro com um amor da adolescência o trará de volta à realidade. Lily - inconformista, aventureira e pragmática - o arrastará para fora do pequeno mundo de suas ambições. Ricardo e Lily - ela sempre mudando de nome e de marido - se reencontram várias vezes ao longo da vida, em diferentes partes do mundo. Na Paris revolucionária dos anos 60; na Londres das drogas, da cultura hippie e do amor livre dos anos 70; na Tóquio dos grandes mafiosos; e na Madri em transição política dos anos 80. Uma narrativa ágil, ao mesmo tempo vigorosa e terna, conduz o leitor nesta dança de encontros e desencontros. Criando uma admirável tensão entre o cômico e o trágico, Mario Vargas Llosa joga com a realidade e a ficção para contar uma história em que o amor se mostra indefinível, senhor de mil faces, como a menina má do título. Paixão e distância, acaso e destino, dor e prazer..."

4 comentários

  1. Não conhecia esse livro, mas fiquei curiosa para saber como termina e como são os encontros.
    Beijos
    www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  2. Há muito que quero ler algo de Vargas.
    Beijinhos
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  3. Confesso que eu não conhecia o livro,mais achei a história muito interessante.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Rayane,
    Que ideia diferente de livro, já me interessei.
    Obrigada por indicar ^^
    Bjos
    Kelen Vasconcelos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir